Como usar Storytelling no Inboud Marketing
- Conor Brady (Animamos)
- 14 de dez. de 2016
- 2 min de leitura
A arte de “contar histórias” tem se revelado muito importante para promover a marca sem oferecer vendas diretamente. Estamos cada vez mais saturados de anúncios, cartazes e propagandas; e cada vez mais as empresas brigam para conseguir algo muito valioso: a atenção do consumidor.
É neste contexto que o storytelling ganha relevância no marketing, sendo uma maneira eficaz de conquistar a atenção de potenciais clientes. Pode ser qualquer história, não necessariamente da empresa, o importante é que seja boa e que envolva o leitor, podendo ser cômica, romântica, emocionante - não importa o gênero.

Afinal, todo mundo tem uma história para contar, não é mesmo? A ideia é que essas histórias sejam interessantes e possuam grande potencial de engajamento. Somos todos moldados por experiências de vida, tanto pessoais quanto profissionais. O engajamento acontece à medida que histórias despertam emoções e causam identificação. Pense nisso!
Como inserir storytelling no seu inbound marketing
O storytelling forma o marketing narrativo. É quando usamos histórias relacionadas a seu negócio para inspirar, emocionar, motivar e tornar sua marca memorável para seu público. Tenha em mente o propósito de contar uma história, quem você quer atingir e quais resultados você quer ter com isso que será eficiente para sua empresa.
Para criar uma boa história é necessário ter alguns elementos:
#1. Personagens – Pessoas, humanos, com atributos e limitações. Esses personagens devem ter o lado humano elevado, ou seja, com qualidades e defeitos de pessoas normais não de super heróis.
#2. Enredo – Precisa de um problema para ser resolvido, uma situação anormal, um desequilíbrio. O passado aparentemente perfeito que foi tomado por um problema que se tornou forte demais para ser ignorado.
#3. Uma sugestão fatal – O que isso quer dizer? Que um storytelling voltado para o marketing precisa mostrar como o futuro será terrível caso a situação não se resolva.
#4. Solução – O segredo ou a chave para salvar o personagem, ou personagens, do suposto problema. Essa chave visa mudar o curso da história e promover um final feliz, normalmente aqui aparece algum elemento da empresa.
#5. Uma visão otimista – Uma visão ‘extraordinária’ do futuro, caso o segredo seja adotado e a solução seja alcançada;
#6. Continuação – A sexta e última etapa deve apresentar um mapa com os próximos passos da jornada rumo à salvação, conduzir seu leitor a ter o mesmo futuro glorioso de seu personagem principal.
Veja alguns exemplos de como a Animamos usa o storytelling no inbound marketing de empresas:
Comments