O que é Video Marketing?
- Conor Brady (Animamos)
- 29 de nov. de 2016
- 3 min de leitura
Tudo que você precisa saber sobre video marketing
O conceito de video marketing é simples: o uso de um vídeo para promover uma marca, produto ou serviço, especialmente através das redes sociais. Hoje, uma empresa que deseja consolidar seu marketing não dispensa vídeos ou animações.
Você pode criar um vídeo para mostrar um novo produto, por exemplo. Ou usar um vídeo institucional para apresentar os serviços de sua empresa a potenciais compradores ou investidores. Você também pode usar o vídeo para reforçar uma apresentação, ou ainda aproveitá-lo como conteúdo para atrair mais seguidores para suas redes sociais. Estes são apenas alguns exemplos - as possibilidades são infinitas!
Nas últimas décadas, o comportamento do consumidor foi bastante afetado pelas redes sociais. Eles podem produzir seus próprios conteúdos, e ainda escolher exatamente o que querem ver e onde querem ver.

O uso de Snapchat, Instagram Stories e, logo mais, Flash, aproxima ainda mais o vídeo do nosso cotidiano e, como consumidores, não só adoramos como também esperamos ver vídeos. As empresas precisam ter uma comunicação relevante aos novos comportamentos, e é aí que o video marketing entra. Os consumidores estão mais espertos do que nunca. Eles pesquisam muito, e em diferentes canais, para descobrir qual produto é melhor para suas necessidades.
Video Marketing não pode ser menosprezado como mera tendência de marketing. Mais do que isso, ele pode ser fator decisivo para colocar sua empresa a frente da concorrência. Há duas maneira práticas de usá-lo: 1. como complemento à estratégia de marketing da empresa, ou 2. como base da estratégia. Tenha em mente que estas maneiras são flexíveis e podem interagir entre si. Vamos falar delas:
Vídeo como complemento à estratégia de marketing da empresa
Vídeos podem ser usados como suporte no caso de sua mensagem depender de outras mídias. Em uma campanha de e-mail marketing, por exemplo, o vídeo serve de complemento para imagens e texto. Unidas, essas mídias são poderosas para ajudar as pessoas a entender melhor a sua empresa, e assim sentirem-se mais confiantes para fechar um negócio.
2. Vídeo com a estrela principal
Quando o vídeo não apenas fornece suporte, mas é a principal maneira de atrair clientes. Essa é uma estratégia altamente efetiva para gerar reconhecimento e expandir sua audiência. Nesta proposta, vídeos servem para entreter ou para fornecer informações relacionadas a sua marca.
Mas por que eu devo investir em Video Marketing?
Agora que você já sabe o que é e como usar o Video Marketing, é hora de entender as razões para investir na tendência.
1. Vídeos melhoraram seu posicionamento no Google através da busca orgânica
Usar vídeos aumenta em 53% as chances de sua empresa aparecer na primeira página de pesquisas do Google. Uma vez que você chega a essa posição, você pode atrair o dobro ou até o triplo de visitantes. Com uma estratégia de SEO bem pensada, os resultados aumentam com o passar do tempo.
2. Vídeos aumentam suas vendas
De acordo com a Forrester, três de cinco internautas preferem ver um vídeo se estiverem interessados em produto ou serviço. E 52% dos consumidores dizem que vídeos de produtos ajudam a tomar a decisão de comprá-lo ou não. Quando você usa vídeos no seu marketing, a maioria das pessoas irá assisti-lo ao visitar seus canais de comunicação. Se você pode contar com uma boa equipe para produzir seu vídeo, melhor ainda!
3. Vídeos aumentam o valor de um marca, produto ou serviço
Vídeos são uma excelente forma de gerar empatia, memória e autoridade. Apesar da recente explosão de vídeos online, um material bem produzido ainda é algo que se destaca como algo mais exclusivo e que gera maior engajamento. Com um ótimo roteiro, por exemplo, você pode criar histórias comoventes, construir uma conexão emocional, explicar uma solução brilhante, usar incríveis efeitos - e, por fim, conquistar sua audiência.
4. Os vídeos já dominam a internet
Os vídeos não se limitam à criação de conteúdo pelo usuário em plataformas como Snapchat e Instagram Stories, como já mencionamos. Serviços de streaming, como Netflix, live-streaming e webinars fortalecem o formato. A Cisco prevê que o tráfego de vídeo aumenta em 80% até 2019! A sua marca vai ser a única fora dessa?
Comments